Introdução
Hoje vou falar especificamente sobre consultorias que fazem parte do ecossistema TOTVS®, empresas especializadas no ERP Protheus, para abordar uma questão que gera muitas dúvidas entre os clientes que utilizam este sistema: Quais são os tipos de consultoria que atendem o ERP Protheus?
Vamos entender cada um dos tipos, as vantagens e desvantagens, para ajudá-lo(a) a identificar a melhor opção para o momento da sua empresa.
Ao decidir-se adotar o ERP Protheus da TOTVS®, naturalmente a sua empresa precisará contratar também um prestador de serviços para implantar os módulos do sistema, treinar sua equipe, oferecer suporte aos usuários, desenvolver customizações e fazer as devidas manutenções no ERP Protheus.
Algumas empresas contratam estes serviços com a própria fabricante do ERP, enquanto outras optam por escolher franquias ou consultorias especializadas, buscando um atendimento com melhor custo X benefício. Vamos entender melhor abaixo.
1. TOTVS®: A Fabricante
A TOTVS é a empresa desenvolvedora e proprietária do ERP Protheus. Ela é responsável direta pelo licenciamento do sistema e também oferece os serviços para seu ERP, porém os custos costumam ser mais elevados se comparados com as outras opções de mercado.
Por ser uma empresa muito grande, a maior de tecnologia da América Latina, a Totvs conta com uma estrutura robusta, com diversos níveis hierárquicos e processos a serem seguidos e respeitados.
A fabricante possui uma rede de apoio, formada por franquias e canais homologados para suprir as demandas de serviços no ERP.
A principal vantagem em contrata-la, é estar “falando” diretamente com o dono do software, por outro lado, devido ao seu tamanho, o atendimento possui uma proximidade menor, com regras mais rígidas e preços mais elevados.
2. Franquias TOTVS®
São empresas que utilizam o nome e marca da Totvs®, assim como as políticas comerciais e metodologia de implantação MIT (Metodologia de Implantação Totvs®), porém com operação própria.
As franquias também comercializam licenças e serviços, assim como a Totvs®, e geralmente são regionalizadas, atendendo principalmente a outros estados mais afastados de São Paulo, cidade onde está sediada a Totvs® Matriz.
As franquias, por serem estruturas menores, conseguem manter uma proximidade maior com o cliente em relação a matriz, contudo os preços, políticas e cultura são bastante similares a da Totvs®. Inclusive o portfólio de serviços e produtos estão restritos aos oferecidos pela Totvs.
3. Consultorias Homologadas TOTVS®
Consultorias homologadas Totvs® são empresas de tecnologia, na maioria das vezes formada por ex funcionários da Totvs®. São prestadores de serviços que surgiram para suprir o grande volume de demandas da Totvs®.
As consultorias homologadas possuem um portfólio de serviços e produtos mais amplo, podendo oferecer soluções além do ecossistema da Totvs®.
São estruturas menores que permitem um atendimento mais próximo, e suas políticas comerciais são independentes, possibilitando preços mais competitivos.
Existem 02 categorias de consultorias homologadas, as que comercializam licenciamento e serviços, e as que comercializam apenas os serviços do ERP.
A primeira modalidade, deve respeitar as políticas comerciais de reserva de clientes, metas de vendas e regiões de atendimento, enquanto a segunda modalidade permite maior flexibilidade nesses aspectos.
4. Consultorias Independentes
São consultorias especializadas no ERP Protheus, mas que não possuem qualquer vínculo com a Totvs®. Um termo bastante difundido para esta modalidade é “Siga 2”.
Esta modalidade de consultoria é capaz de atender as demandas do ERP, porém não são avalizadas pela Totvs®, e não há qualquer respaldo jurídico ou técnico para atendimento e manutenção nos sistemas.
Embora sejam formados também, em muitos casos, por ex funcionários Totvs®, por não ser homologada, acaba gerando insegurança para algumas empresas.
5. Consultores Autônomos
São profissionais, ou consultores que conhecem alguns módulos do ERP. Sem dúvida, é a opção que a primeira vista parece ser a mais barata, porém existem alguns riscos importantes a serem observados.
Um único consultor dificilmente vai suprir todas as necessidades de manutenção ou melhorias no ERP, pois o sistema é muito robusto e para muitos assuntos requer um conhecimento especializado.
Arriscar fazer tudo com um único profissional pode levar-se muito mais tempo em função da curva de aprendizado, e solução poderá não seguir a direção mais adequada, devido a eventual ausência de conhecimento especializado.
Além disso, sempre que se depende de uma pessoa, ao invés de uma empresa, você está sujeito a disponibilidade de atendimento do profissional, o conhecimento fica centralizado tornando-o dependente de uma única pessoa, que pode ter algum contratempo pessoal, e o cliente ficar sem ter a quem recorrer e fazer a reposição ou troca no atendimento.
Conclusão:
Como você pôde observar, existem diversas vantagens e desvantagens entre cada modalidade de prestador de serviços. Os riscos devem ser observados com cautela, afinal de contas, o ERP é o coração de uma empresa.










