O que é um sistema ERP? O que difere de um CRM, SRM, SCM, HCM e PLM?

Chegou a hora de decifrar essa sopa de letrinhas?

Introdução

Acredito que em algum momento da sua trajetória profissional, você já se deparou com o termo “ERP” no mundo corporativo.
Embora este seja um conceito já bastante difundido no mundo dos negócios, ainda gera muitas dúvidas e confusão com outros termos similares como CRM, SCM, SRM, HCM, PLM entre outros. É uma verdadeira sopa de letrinhas, que irei explicar as diferenças e esclarecer de uma vez por todas neste artigo.


1. O que é um sistema ERP?

O termo ERP, ou melhor, a sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, que em português representa Planejamento de Recursos Empresariais, ou seja, é um sistema/software desenvolvido para controlar todo o processo e fluxo de informação de uma organização.

Esta modalidade de software, permite que todas as áreas da empresa como o: financeiro, vendas, estoque, contábil, RH entre outros, trabalhem de forma integrada em uma única plataforma. Isso significa que a informação consegue transitar entre todos os departamentos passando por todas etapas de um processo sem a necessidade de diversos controles paralelos como planilhas, por exemplo. Isso evita retrabalho e minimiza os riscos de erros.

Mas isso nem sempre foi assim. Antigamente, antes do surgimento dos sistemas ERP, era bem diferente. Cada área tinha seu próprio controle e de forma bastante manual estando bastante suscetível a erros e com capacidade de processamento de informação limitada.

Os sistemas ERPs vieram para resolver estes problemas, para simplificar a operação e torna-la mais segura. Hoje temos uma vasta opção de sistemas ERP, nacionais e estrangeiros que atendem empresas de pequeno a grande porte.

Em muitos casos, os sistemas ERP são divididos por módulos, permitindo maior flexibilidade e segurança da informação para as áreas, porém todos sempre se conectam, de modo que a informação percorre um único fluxo.

ERP PP 2 1568x1304 1

Embora costuma-se dizer que o sistema ERP é coração da empresa, nem só de ERP vive uma empresa. Existem diversas outras plataformas especializadas, que transitam aonde o ERP tem maior dificuldade chegar, como vamos conhecer a seguir.

2. O que é CRM?

Vamos começar pelo o que representa a sigla CRM = Customer Relationship Management, que traduzindo literalmente é Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Em outras palavras trata-se de um software no qual você consegue registrar todas informações do seus leads e clientes, como: dados cadastrais da empresas, segmento, porte, estrutura e principalmente os dados das pessoas, como preferências, gostos, data de aniversário e informações estratégicas que permitirão uma abordagem mais personalizada.

Além de informações cadastrais e estratégicas para melhor gestão da carteira e relacionamento com o cliente, o CRM é fundamental como ferramenta de trabalho para o dia a dia do vendedor. Através do CRM é possível gerencias todos os tipos de atividades como ligações, e-mails, reuniões, visitas, follow up e tarefas em geral. Assim nada fica para trás.

Pipedrive pipeline crm 1

No CRM é possível também acompanhar todo o processo comercial, monitorando todas as etapas de uma oportunidade, desde o primeiro registro do lead até a negociação e assinatura do contrato. Todo esse processo também é conheço como Pipeline ou Funil de Vendas.

Por último, o CRM é uma ótima ferramenta, para controlar metas e indicadores de performance de resultados. Existem versões que contemplam até mesmo ranking de vendas para as equipes acompanhar sua performance. Sem dúvida nenhuma é uma ferramenta elementar para a força de vendas de uma organização.

3. O que é SRM?

O SRM (Supplier Relation Management), é quase que o oposto do CRM, pois enquanto o CRM é mais focado para área de vendas, cuidando da gestão de relacionamento com os clientes, o SRM é para área de compras e suprimentos, se encarregando da gestão de relacionamento com os fornecedores.

Da mesma forma que um dos princípios básico do CRM é cadastrar clientes e contatos, o SRM também funciona assim para cadastrar fornecedores e seus contatos, assim como as suas particularidades como por exemplo nível de qualidade do serviço ou produto.

srm supplier relationship management vector infographics concept icons web infographic minimal flat line style 237970520

O SRM simplifica todo o processo de compras, a começar pela homologação dos possíveis fornecedores, seguindo para todo processo de requisição, cotação e aprovação de pedidos de compras conforme o nível de alçadas.

4. O que é SCM?

O SCM (Supply Chain Management), tem uma grande proximidade com SRM. Embora seu foco não seja a gestão de fornecedores, ele lida com todo processo de suprimentos, isto é, faz o gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos através de tecnologia.

Supply Chain Management Top 10

O princípio básico e planejar e controlar toda a cadeia produtiva da organização e isso vai além, do fornecedor direito, mas sim todos fornecedores que fazem parte da cadeia de suprimentos, ou seja, o fornecedor do fornecedor até o final do processo no cliente e no cliente do cliente.

Parece um pouco confuso não é mesmo? Mas em linhas gerais, ele monitora desde o momento 1 até o último elemento de toda a cadeia produtiva, com total rastreabilidade dos processos de ponta a ponta.

O objetivo é facilitar e distribuição, otimizando custos com a integração de infraestruturas, trazendo maior eficiência operacional e redução de desperdícios, melhorando o nível de serviço e satisfação dos consumidores finais.

5. O que é HCM?

O HCM da sigla Human Capital Management, traduzido em Gestão do Capital Humano, é uma plataforma direcionada para o uso da área de RH das empresas e seus colaboradores.

Através do HCM é possível controles processos como: recrutamento & seleção, integração, treinamentos, avaliação de desempenho, registro de ponto, cargos & salários, medicina & segurança, folha de pagamento, férias, holerites etc.

O que e HCM Infografico HCM

Um dos principais motivos em se adotar uma plataforma de HCM é visando automatizar os processos de gestão do capital humano, acelerando a transformação digital e liberando os gestores para focar em tarefas mais gerencias e estratégica e menos em questões operacionais.

6. O que é PLM?

O gerenciamento de ciclo de vida de produto, em inglês Product Lifecycle Management (PLM), é uma ferramenta que integra todas as informações sobre o desenvolvimento de um produto ou projeto.

Todas informações são agrupadas de modo que não se percam durante o ciclo de vida de um produto. Informações como levantamento de requisitos, análise de riscos, gestão do tempo, recursos e qualidade do projeto, partes interessadas (stakeholders) e aquisições.

clipart1 plm porto

Todo esse aprendizado é transformado em produtos mais competitivos e as empresas podem acompanhar todo o desenvolvimento do produto, desde a ideia até o descarte ou remoção do produto do mercado.

Conclusão

OK, já entendemos o conceito de cada tipo de sistema. Mas ainda resta a dúvida vale 1 milhão: “Mas o ERP já não oferece todos esses recursos?”. A resposta é SIM e NÃO.

De fato o ERP é uma junção de todos os recursos acima, mas não existe um sistema que seja melhor em tudo e 100% aderente em todas as operações das empresa, pois cada empresa possui a sua particularidade, o seu diferencial competitivo, sua cultura e forma de trabalho.

É por essa razão que existem além do ERP, plataformas especializadas que dependendo do cenário, podem desempenhar um papel mais eficaz e adequado as necessidades de cada empresa.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp