Implantação do ERP: Com quem fazer? Fabricante ou Consultorias?

É possível contratar o licenciamento do ERP com o fabricante e os serviços de implantação e suporte com consultorias especializadas, conheça os benefícios.

Introdução

Após pesquisas e análises de mercado para avaliar como escolher o sistema ERP mais adequado as necessidades da sua organização, eis que chega o momento no qual precisa-se decidir com quem será realizada a implantação.

Então você se pergunta: “Mas como assim, eu não tenho que implantar com a empresa fabricante do software?” A resposta é “não”, permita-me explicar as razões.

Os grandes fabricantes de mercado como Totvs e SAP, por exemplo, possuem uma ampla rede de consultorias especializadas nos serviços do ERP. Isso existe por alguns motivos: primeiro, o volume de clientes é tão alto, que o próprio fabricante precisa de uma rede de apoio, e segundo, o foco maior do fabricante esta na comercialização de licenças, a prestação do serviço é um complemento agregado ao pacote.

Conheça abaixo as principais diferenças em realizar a implantação diretamente com o fabricante, ou através de consultorias especializadas.

1. Capacidade de Atendimento

Obviamente que os fabricantes do software possuem boa capacidade de atendimento. Porém, é muito comum eles recorrerem a rede de consultorias homologadas para suprir o atendimento das demandas, seja em projetos ou em contratos de sustentação do ERP.

Essa terceirização bastante frequente, certamente onera os custos de serviços no ERP, uma vez, que o fabricante nestes casos, atua apenas como um intermediário.

A tendência dessa terceirização tem crescido consideravelmente nos últimos, visto que o foco principal dos fabricantes é a comercialização do licenciamento do software, os serviços são necessários apenas para viabilizar a aquisição do ERP.

Sendo assim, é bastante oportuno que as empresas que desejam implantar um ERP, busquem opções alternativas, desde que, as consultoria tenha um porte mínimo necessário para atender os requisitos do serviço em questão.

2. Preço do Serviço

Naturalmente contratar serviços de ERP diretamente com o fabricante do software costuma ser mais caro por duas razões: o poder da marca tem um peso relevante, que permite os fabricantes trabalharem com margens maiores, e como em muitos casos o serviço é terceirizado para consultorias, ocorre uma oneração dos custos para que a viabilidade financeira dos serviços terceirizados.

Atuando com consultorias, é possível obter preços mais competitivos para exatamente o mesmo serviço, sem qualquer risco jurídico para a empresa em função disso.

Há uma vasta gama de prestadores de serviços especializados, (em muitos casos são empresas formadas por ex funcionários do fabricante) o que aumenta a competitividade e consequentemente consegue-se melhores preços e um nível de serviço mais exigente.

3. Disponibilidade e Acesso

As consultorias de sistemas ERP, normalmente são empresas de menor porte em relação aos fabricantes, isso possibilita maior acesso aos níveis mais altos da hierarquia para a resolução de quaisquer problemas, ou seja, é possível chegar mais rápido na alta gestão para resolver emergências, pois é muito mais acessível ao cliente.

Devido a essa maior facilidade de acesso, consegue-se também maior disponibilidade dos profissionais para eventuais necessidades, através de canais mais rápidos e diretos.

É importante ter em mente que o grau de relevância de um cliente para uma consultoria é muito maior, visto que o volume de empresas que uma consultoria atende é muito menor em relação ao fabricante.

4. Respaldo Técnico e Jurídico

Algumas empresas que são usuários recentes de sistemas ERP, possuem dúvidas e receios em não contratar a implantação diretamente com o fabricante do software. Muitas vezes por desconhecimento, surgem dúvidas como: “será que vou perder a garantia software? e se eu precisar de suporte?”.

Clientes mais experientes no uso do ERP sabem que estas são questões já superadas, uma vez que não existe risco algum neste sentido. Não existe perda de garantia, visto que o próprio cliente tem liberdade total para realizar manutenções e procedimentos técnicos no ERP, desde que se tenha conhecimento para tal.

Qualquer questão jurídica relacionada a prestação do serviço, será exclusivamente entre o cliente e o prestador de serviço contratado, uma vez que a fabricante se responsabilizará apenas pelo produto, isto é, o software ERP.

Portanto, não há porque haver qualquer tipo de receio nesse sentido. A preocupação deve ser em selecionar o ERP mais adequado a sua organização, e a consultoria mais preparada para atender as expectativas dos serviços.

5. Flexibilidade

Outro ponto que é muito importante no processo de negociação e implantação do ERP, é a flexibilidade do prestador de serviço contratado.

Sabemos que durante o processo de implantação de um ERP, é natural que ocorra algum desvio de escopo, visto que por mais minucioso que seja a avaliação inicial, mudanças ocorrem o tempo todo. A empresas que iniciou o processo de implantação, certamente não será a mesma no encerramento do projeto.

Por isso, é importante escolher uma prestador de serviços que respeite o escopo, mas que tenha flexibilidade e bom senso para questões pontuais e relevantes para a sua empresa, tanto durante a implantação, quanto no processo de negociação, entendendo o momento e realidade de cada organização.

As consultorias tendem a ser mais maleáveis, para fidelizar a empresa, já que cada cliente é muito importante para o crescimento e solidez da operação.

6. Liberdade de Solução

Quando se contrata diretamente o fabricante para prestação de serviços agregados ao ERP, a tendência natural é de que todos os produtos sugeridos, sejam soluções do próprio fabricante. E isso não será necessariamente a melhor solução disponível no mercado para a sua empresa.

Existem muitas ferramentas especializadas no mercado que funcionam com melhor desempenho do que o ERP em determinados assuntos.

Uma consultoria, mesmo que seja especializada no seu ERP, costuma atuar com diversas empresas em seu portfólio de soluções, não limitando-se a único fabricante. Com isso, sua empresa terá mais segurança para avaliar as melhores opções disponíveis no mercado.

7. Imparcialidade

Para finalizar, trabalhar com uma consultoria lhe garante maior imparcialidade, pois como não há obrigação em oferecer soluções exclusivas de um único fabricante, é possível adotar uma postura mais imparcial para propor soluções diferentes, defendendo com legitimidade os interesses do cliente.

Isso também significa ter um aliado em caso de eventual conflito com o fabricante. Uma consultoria poderá auxiliar tecnicamente e intermediar a situação, defendendo os interesses do clientes para se chegar a melhor resolução.

Conclusão:

Muitas vezes as empresas, principalmente multinacionais, acabam contratando o licenciamento e implantação com a mesma empresa por receio, desconhecimento do mercado ou até mesmo por uma diretriz externa.

Este artigo mostra que existem outras possibilidades e muitos benefícios que talvez você não soubesse. Foi desmistificado alguns receios para ajudar a ampliar o seu campo de visão e lhe trazer a segurança que precisa para escolher a melhor opção para a implantação do seu ERP.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp